Tecnobrega, entre o apagamento e o culto

Auteurs-es

  • Lydia Barros

DOI :

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2009.351

Mots-clés :

Tecnobrega, Mercado, Tecnologia, Hierarquias de gosto.

Résumé

O presente artigo analisa os processos de valoração relacionados ao tecnobrega, con­siderando que a representação positivada dessa música ressalta a vocação progressista do sistema de produção/circulação que aciona, mas ignora a sua natureza estética. Isso porque a fruição dessa música esbarra nas hierarquias sociais do gosto, que se refle­tem, inclusive e de forma ambivalente, na crítica cultural. A hipótese defendida neste artigo é a de que as representações do tecnobrega, legitimadoras ou desautorizantes, são definidas em função do lugar de fala a partir do qual o observador se coloca.

Biographie de l'auteur-e

Lydia Barros

Jornalista, doutoranda em Comunicação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (PPG-COM/UFPE)

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Publié-e

2010-03-12

Numéro

Rubrique

Dossier Coneco