Idolatria nos Jogos Pan-Americanos de 2007: uma análise do jornalismo esportivo

Auteurs-es

  • Ronaldo Helal
  • Álvaro do Cabo
  • Ronaldo Galvão Marques

DOI :

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2009.309

Mots-clés :

Jogos Pan-Americanos, Idolatria, Jornalismo

Résumé

O artigo realiza uma análise do material jornalístico relativo aos Jogos Pan-Americanos de 2007, com o foco voltado para os recursos acionados pela imprensa na “construção” de nossos heróis esportivos. Como parte do cronograma do projeto “Meios de Comunicação, Idolatria, Identidade e Cultura Popular” apoiado pelo CNPq e coordenado por Helal, foram coletados os Jornais O Globo e Lance! durante o período de 16 a 30 de julho de 2007. A cobertura dos Jogos Pan-Americanos nos veículos da imprensa carioca demonstra que as tentativas de construção de ídolos no campo dos esportes amadores são muito mais complexas e utilizam-se de uma lógica distinta da formação dos heróis futebolísticos. Aqui, valoriza-se o “suor” e a “superação” e relega-se a um plano secundário elementos como “talento” e “magia”.

Bibliographies de l'auteur-e

Ronaldo Helal

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj.

Álvaro do Cabo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ.

Ronaldo Galvão Marques

Estudante de Graduação (Bolsista PIBIC) – Faculdade de Comunicação Social da Uerj.

Téléchargements

Publié-e

2010-02-25