Copyleft , informação livre e estratégias de mercado

Auteurs-es

  • André Azevedo da Fonseca Faculdade de Comunicação Social / Uniube

DOI :

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2004.23163

Mots-clés :

copyleft, propriedade intelectual, democratização da informação

Résumé

Este artigo busca conceituar o termo “copyleft” – ou seja, um “anti-copyright”, uma licença que permite a livre reprodução e distribuição sem fins lucrativos da produção intelectual. Simultaneamente, desenvolve a discussão: será que essa disseminação do conhecimento é verdadeiramente uma democratização ou apenas um cosmético nas estratégias de propaganda? Percebe-se que o mercado tende a aprender a domar essas “insubordinações” para tirar proveito das técnicas de guerrilha cultural, sob o custo de uma democratização relativa da informação.

Biographie de l'auteur-e

André Azevedo da Fonseca, Faculdade de Comunicação Social / Uniube

Jornalista, pós-graduando em História do Brasil (PUC-MG) e professor no curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube)

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Publié-e

2016-06-08

Numéro

Rubrique

Artigos