A identidade encenada. A produção artística de Belém como laboratório e teatro da identidade amazônica.

Autores/as

  • Fábio Fonseca de Castro

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.2488

Palabras clave:

Amazônia, identidade, cultura, tipificação

Resumen

O artigo discute o processo social de produção de elementos e figurações de uma “identidade” amazônica nos círculos artísticos e intelectuais de Belém-PA. Interpretamos esse processo como uma reação às transformações impostas à Amazônia pelo projeto desenvolvimentista do governo brasileiro. Discute-se a tipificação dos conhecimentos identitários presente na estética e nessa e apresentamos nossas conclusões, sucintamente, abordando o papel dos intelectuais, a questão da formulação estética e a dinâmica geral de tipificação no horizonte estudado.

Biografía del autor/a

Fábio Fonseca de Castro

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris 5. Professor do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia e da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2012-11-01

Número

Sección

Informe de la experiencia