Imagens do monumental: memória e identidade construídas pelo cinema nacional
DOI:
https://doi.org/10.12957/contemporanea.2004.23156Palavras-chave:
arte, multidão, política.Resumo
De forma a compreender as representações da nacionalidade elaboradas pela arte, o artigo analisa um movimento de cinema brasileiro da década de 1960 e a construção de uma “brasilidade” a partir de suas imagens. As contribuições do cinema e suas funções sociais são estudadas por meio de um diálogo com as correntes de pensamento sobre memória, história e patrimônio. Nesse sentido, são criadas analogias entre idéias, conceitos e elementos constitutivos da arte cinematográfica e da memória moderna, através da compreensão da concepção de monumento que compõe a identidade nacional.Downloads
Publicado
2016-06-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.