Pensando a cena musical a partir dos territórios informacionais

Autores/as

  • Bruno Pedrosa Nogueira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.13007

Palabras clave:

Cenas Musicais, Territórios Informacionais, Internet

Resumen

O virtual é um espaço de práticas que é transversal a todas as configurações de cenas culturais. No entanto, a partir da perspectiva de sua fusão com o espaço físico como é proposto por Pierre Lévy, passamos a pensar o virtual também no contexto da mobilidade. E quando produzimos e acessamos este conteúdo desta forma, damos sentido aos chamados territórios informacionais. A partir de um passeio por esses territórios e uma revisão bibliográfica das noções de cena e mídias locativas, a proposta deste artigo é mostrar como esta prática social – a de gerar marcações virtuais associadas a um local – nos permite observar e identificar novas cenas musicais que não tem um suporte midiático tradicional, como discos, imprensa e espaços de convivência bem delimitado casas de shows e bares.

Biografía del autor/a

Bruno Pedrosa Nogueira, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto no Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Comunicação Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com pós-doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2015-02-03