Alta costura, aura e reprodutibilidade técnica

Authors

  • Dhora Costa Pontifícia Universidade Católica - PUC - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.7637

Keywords:

"Alta costura", "aura", "Revolução Industrial"

Abstract

O presente artigo trabalha com a hipótese de que a chamada “alta costura” recobriu-se inicialmente da qualidade “aurática” que Walter Benjamin atribuiu aos objetos artísticos inimitáveis, bem como a perda dessa mesma condição a partir da produção em série do vestuário no século XX.

Author Biography

Dhora Costa, Pontifícia Universidade Católica - PUC - São Paulo - SP

Graduada em Administração de Empresas (UNICAP/PE), Especiaçlista em Moda e Criação, Mestra em Comunicação (UNIP/SP), doutoranda em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Istituto Europeo di Design São Paulo.

Published

2013-12-08

Issue

Section

Dossiê Moda, cidade e produção de sentidos