Originalidade Medieval

Sobre artesanato e harmonia social

Authors

  • Gabriela Soares
  • Martha Telles
  • Reginaldo Leite

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.87644

Keywords:

Middle Ages, Originality, Romanticism, Fascism

Abstract

This article seeks to analyze the role that concepts such as “creativity” and “originality” had during the medieval period, also exploring how future generations (in particular, the romantics of the 19th century and the ideologues of fascism at the beginning of the 20th century) interpreted said period, considered to be forgotten by the modern world.

Author Biographies

Martha Telles

Martha Telles é mestra e doutora em História da Arte, no Departamento de História Social da Cultura, PUC-RJ, realizou o estágio de doutoramento com a bolsa CAPES, na CUNY (City University of New York). Tem experiência de pesquisa e ensino em História da Arte nos temas de arte brasileira, História da Arte contemporânea e de sistema de arte. É professora adjunta e pesquisadora no Departamento de Teoria e História da Arte no Instituto de Artes, na UERJ( Universidade Estadual do Rio de Janeiro), publicando artigos, ensaios e realizando curadorias de arte. É coautora do livro "O Papel da Crítica na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil dos anos 1970", editora Nau/Faperj.

Reginaldo Leite

Reginaldo da Rocha Leite é professor de Teoria e História da Arte e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte, ambos no Instituto de Artes da UERJ. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e do grupo de pesquisas NUCLEAR (Núcleo de Livres Estudos em Arte e Cultura) no PPGHA/UERJ.

Published

2025-01-07

How to Cite

Soares, G., Telles, M., & Leite, R. (2025). Originalidade Medieval: Sobre artesanato e harmonia social. Revista Concinnitas, 25(49). https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.87644