Originalidade Medieval

Sobre artesanato e harmonia social

Autores

  • Gabriela Soares
  • Martha Telles
  • Reginaldo Leite

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.87644

Palavras-chave:

Idade Média, Originalidade, Romantismo, Fascismo

Resumo

Esse artigo busca analisar o papel que conceitos como “criatividade” e “originalidade” tinham durante o período medieval, explorando também como gerações futuras (em especial, os românticos do Século XIX e os ideólogos do fascismo no começo do século XX) interpretavam o legado filosófico da idade média, por ambos tido como injustamente esquecido pelo mundo moderno.

Biografia do Autor

Martha Telles

Martha Telles é mestra e doutora em História da Arte, no Departamento de História Social da Cultura, PUC-RJ, realizou o estágio de doutoramento com a bolsa CAPES, na CUNY (City University of New York). Tem experiência de pesquisa e ensino em História da Arte nos temas de arte brasileira, História da Arte contemporânea e de sistema de arte. É professora adjunta e pesquisadora no Departamento de Teoria e História da Arte no Instituto de Artes, na UERJ( Universidade Estadual do Rio de Janeiro), publicando artigos, ensaios e realizando curadorias de arte. É coautora do livro "O Papel da Crítica na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil dos anos 1970", editora Nau/Faperj.

Reginaldo Leite

Reginaldo da Rocha Leite é professor de Teoria e História da Arte e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte, ambos no Instituto de Artes da UERJ. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e do grupo de pesquisas NUCLEAR (Núcleo de Livres Estudos em Arte e Cultura) no PPGHA/UERJ.

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Soares, G., Telles, M., & Leite, R. (2025). Originalidade Medieval: Sobre artesanato e harmonia social. Revista Concinnitas, 25(49). https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.87644