A escrita da sombra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.85968

Palavras-chave:

Fotografia/Skiagrafia, opressão/resistência/resiliência, luz/sombra

Resumo

Examinando o conflito luz/sombra, foto/skia, sugerimos ensombrecer as relações, ao invés de clarear, mostrando que sistemas de opressão dificultam resiliência e combatem resistência, cooptando oprimidos. O pensamento da sombra nas atuais fotografias produzidas por mulheres africanas, asiáticas, latinas e indígenas, combate toda forma de discriminação, hierarquia e machismo, esteios do patriarcado no mundo até hoje.

Biografia do Autor

Elisa de Magalhães, UFRJ

Artista, professora da EBA/UFRJ e do PPGAV/UFRJ, Pós-Doutora em Filosofia pelo PPGF/UFRJ, Pós-Doutora em Artes pelo PPGAC/UFF, Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRJ e Mestra em Artes pelo PPGARTES/UERJ. Atualmente é Pós-Doutoranda em Bioética pelo PPGBIOS/UERJ. Tem dois livros publicados: “Nenhuma Ilha”, 2014, sobre parte de sua obra e “(o corpo na caixa)”, 2022, sobre sua pesquisa.

Wilton Montenegro

Artista, fotógrafo, ensaísta. Fez milhares de fotos de artistas da música brasileira, e da arte e da dança negra contemporâneas. Eventualmente faz palestras, dá aulas e escreve sobre o trinômio arte/fotografia/filosofia, desconstruindo a versão ocidental da história da imagem em fotografia. Publicou o livro “Notas do Observatório”, 2006, com imagens de seu percurso na arte contemporânea.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

de Magalhães, E., & Montenegro, W. (2024). A escrita da sombra. Revista Concinnitas, 25(48). https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.85968