Diante dos olhos: montagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2023.83604

Palavras-chave:

enigma, pós-memória, Aldeia Maracanã, oralidade, montagem

Resumo

O ensaio se desenvolve a partir de um pensamento poético da experiência e abrange
uma constelação de interesses: arte como enigma, acontecimento; conexão com o outro; imbricação
de identidade/pós-memória; flamenco, Aldeia Maracanã e experiência zapatista como
campos de sentido; oralidade, texto como imagem e a montagem como método poético e de
atuação acadêmica.

Biografia do Autor

Regina de Paula, UERJ

Artista e professora associada do Instituto de Artes (DLA/Iart/Uerj) e da Linha de pesquisa Arte, Experiência e Linguagem
(PPGArtes/Uerj). Realizou Diante dos olhos, os gestos (2016), exposição individual que ocupou todo um andar do Paço Imperial
do Rio de Janeiro, e participou da 10a Bienal do Mercosul (2015). Em coautoria com Marcelo Campos, lançou o livro Sobre a areia (2016). Dentre suas participações em coletivas recentes, destacam-se: Parada 7 – Arte em resistência, Centro Cultural Justiça Federal (2022); Ver-ão, Galeria Oásis (2021); Casa Carioca (2020) e O Rio dos Navegantes (2019), ambas no Museu de Arte do Rio. Suas investigações partem da experimentação artística, envolvendo questões fundadoras da cultura e da própria existência.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

de Paula, R. (2023). Diante dos olhos: montagem. Revista Concinnitas, 24(47). https://doi.org/10.12957/concinnitas.2023.83604