Fotografia e arquivo: Outras leituras da História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.72963

Resumo

A partir da década de 1960 muitos artistas trouxeram para o centro dos processos artísticos estratégias documentais variadas, recorrendo a técnicas usadas pelo campo da Antropologia e da Arquivologia. Essas experimentações romperam com os tradicionais limites entre documentação e ficção, produzindo trabalhos que nos oferecem uma (re)escrita da história a partir de lacunas e brechas deixadas pelos documentos. Nesta acepção, investigamos neste artigo o processo artístico do fotógrafo Eustáquio Neves à luz do pensamento da pesquisadora e curadora Ana Pato (2012) e a Crítica da Razão Negra Achille Mbembe (2018). 

Biografia do Autor

Caroline Vieira Sant'Anna, UFBA

Doutoranda em artes visuais no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado da Bahia (UFBA). Mestre em Cultura e Sociedade no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, Instituto de Humanidades IHAC (UFBA). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Universidade Federal da Bahia, Av. Araújo Pinho, 212, Canela, Salvador -BA, 41110-150. E-MAIL: carolvieira74#gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9314-8706. Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/9552803176412476 Salvador, Brasil

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Sant’Anna, C. V. (2024). Fotografia e arquivo: Outras leituras da História. Revista Concinnitas, 25(49). https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.72963