Histórias negras no trabalho de Chichico Alkmim: Narrativas (im)possíveis e dissonâncias históricas

Autores

  • Felipe Messias Mestrando em comunicação social no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte – MG, Cep: 31270-901. https://orcid.org/0000-0001-8966-2796

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.71528

Resumo

A partir do debate sobre o conceito de história e alguns de seus usos políticos, este artigo pretende analisar como a exposição Chichico Alkmim, Fotógrafo contribui para complexificar e problematizar narrativas históricas hegemônicas a respeito de pessoas negras. Partindo das imagens, observamos a capacidade do trabalho de Alkmim de se contrapor a estereótipos racistas.

Biografia do Autor

Felipe Messias, Mestrando em comunicação social no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte – MG, Cep: 31270-901.

Especialista em processos criativos em palavra e imagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-Minas). Graduado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em Comunicação Social pela Faculdade Promove de Minas Gerais.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Messias, F. (2024). Histórias negras no trabalho de Chichico Alkmim: Narrativas (im)possíveis e dissonâncias históricas. Revista Concinnitas, 25(48). https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.71528