A procura sem fim.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.70263

Resumo

Resenha do livro Procuram-se artistas. Aspectos da legitimação de (jovens) artistas da arte contemporânea do autor Guilherme Marcondes, publicado pela Telha Editora em 2022.

O livro Procuram-se artistas é um exame detalhado sobre o ecossistema que o jovem artista vai encontrar ao se deparar com o meio de arte contemporânea brasileiro. A investigação parte de uma pesquisa de campo, entrevistas com artistas e análises de dados sobre editais, premiações e residências artísticas para colocar em evidência, transparecer e tornar mais inteligíveis os mecanismos, normas, convenções e condutas do circuito de arte brasileira para legitimação do jovem artista contemporâneo brasileiro.

A fluidez da escrita e a rápida apreensão do texto, torna assim uma leitura de amplo acesso, tanto para o público em geral, sendo uma leitura introdutória ao assunto ou tanto para o público acadêmico especializado, como uma leitura onde os dados e fatos ajudam a tornar densa e estruturada a discussão sobre o circuito da arte contemporânea brasileira.

 

Biografia do Autor

Hugo Houayek, UFMG - EBA

Hugo Houayek é artista visual, pesquisador e professor. Desenvolve uma pesquisa artística sobre o campo pictórico, suas margens e limites. Investiga a metamorfose da pintura num corpo de mil olhos que não para de nos olhar incessantemente e assim possui o comportamento de uma linguagem com todas as suas imperfeições, impossibilidades e fracassos. Professor Adjunto EBA-UFMG, Doutor em Linguagens Visuais no programa de pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes na UFRJ. Expõe regularmente desde 2002 e possui dois livros publicados.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Houayek, H. (2024). A procura sem fim. Revista Concinnitas, 25(49). https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.70263

Edição

Seção

Críticas de Arte & Resenhas