Sobre pathos nos azulejos de Varejão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.70250

Resumo

Interrogam-se azulejos de Adriana Varejão a partir de questões teóricas ligadas à noção de Pathosformel na obra de Aby Warburg e na de Georges Didi-Huberman. O texto pensa a Polaridade ethos/pathos em Saunas e Banhos, bem como reflete sobre a Pathosformel de um corpo ferido na obra Linda do Rosário. Metodologicamente, exercita-se uma atividade associativa.

Palavras-chave: Adriana Varejão. Arte contemporânea no Brasil. Pathosformel. Aby Warburg.


About pathos in Varejão’s tiles

Abstract: Adriana Varejão's tiles are questioned based on theoretical issues linked to the notion of Pathosform in the work of Aby Warburg and Georges Didi-Huberman. The text thinks about the ethos/pathos polarity in Saunas and Baths, as well as reflects on the Pathosformel of a wounded body in Linda do Rosário. Methodologically, an associative activity is exercised.

Keywords: Adriana Varejão. Contemporain art in Brazil. Pathosformel. Aby Warburg.

Mestrando em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (PPGAV/IdA/UnB). Bolsista Capes. Graduado em História, em modalidade habilitação dupla, pelo Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Filiado ao Laboratório de Teoria e História da Arte da UnB (LaTHA). Participa dos grupos de pesquisa “Montagem no discurso historiográfico artístico” (UnB) e “Laboratório de Historiografia da Arte no Brasil e Américas” (UFRJ), ambos cadastrados no CNPq. Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, SG1, Asa Norte, Brasília, 70910900. E-mail: adrielzortea@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5823-2638. Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/9004537654401468. Brasília, Brasil.

 

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Zortéa, A. D. (2024). Sobre pathos nos azulejos de Varejão. Revista Concinnitas, 25(49). https://doi.org/10.12957/concinnitas.2024.70250