Entre bruxas e selvagens: sobre o pensamento dicotômico e a produção de alteridades no cenário artístico da Primeira Modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.69073

Resumo

O artigo aborda a dicotomia como fundamento lógico da produção de alteridades constitutiva da modernidade. A partir de dois exemplos, nas artes visuais e na música, busca mostrar que a dicotomia operou igualmente como dispositivo narrativo e formal nessa produção de alteridades.

Biografia do Autor

Camila de Macedo Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Federal Fluminense (UFF).

Atua como bolsista CAPES/DS no Mestrado em História da Arte pelo Instituto de Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e como Pós-Graduanda na Especialização em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense (UFF); atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência vinculado ao projeto UVA-Multidisciplinar; possui Licenciatura em História pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) pelo PROUNI. Sua pesquisa atual aborda a iconografia da bruxaria na primeira época moderna.

Fabrizio Claussen, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Bacharel em piano também pela Escola de Música da UFRJ. Sua pesquisa de doutorado aborda expressões artísticas sobre Cristóvão Colombo a partir de obras musicais de Wilhelm Friedrich Ernst Bach e Antônio Carlos Gomes.

Maya Suemi Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), docente no Programa de Pós-Graduação em História da Arte dessa universidade (PPGHA/UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGM/UNIRIO). Suas pesquisas atuais abordam os processos de agência e mediação nas artes e na música, com foco na Primeira Época Moderna.

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Publicado

2023-05-24

Como Citar

Souza, C. de M., Claussen, F., & Lemos, M. S. (2023). Entre bruxas e selvagens: sobre o pensamento dicotômico e a produção de alteridades no cenário artístico da Primeira Modernidade. Revista Concinnitas, 23(45), 74–94. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.69073

Edição

Seção

Artigos