O homem venoso-zodiacal entre arte, ciência e religião / The zodiacal vein-man between art, science and religion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.68900

Resumo

O artigo retraça o percurso da interpretação da iconografia astrológica contida nas Très Riches Heures, analisando o vínculo entre astrologia, ciência e religião nela representado. Assim, busca-se evidenciar a tentativa de ordenação e orientação cósmica da qual a arte participou, fornecendo soluções plásticas capazes de representar relações entre o observável e o incognoscível.


The article retraces the path of interpretation of astrological iconography contained in Les très riches heures, analyzing the link between astrology, science and religion represented in it. Thus, it seeks to highlight the attempt at cosmic ordering and orientation of which art was a part, providing plastic solutions capable of representing relations between the observable and the unknowable.

Biografia do Autor

Jefferson de Albuquerque Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Programa de Pó-Graduação em História da Arte

Doutorando em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA-UERJ), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Professor substituto do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DTHA/IART/UERJ). Estuda as relações entre arte, astrologia e ciência na Primeira Época Moderna, com foco nos processos migratórios dos saberes cosmológicos e científicos. Dedica-se em pesquisar a partir da recepção da tradição clássica, a migração das imagens astrológicas e seu impacto na arte entre os séculos XV e XVII.

Maya Suemi Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), docente no Programa de Pós-Graduação em História da Arte dessa universidade (PPGHA/UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGM/UNIRIO). Suas pesquisas atuais abordam os processos de agência e mediação nas artes e na música, com foco na Primeira Época Moderna.

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Mendes, J. de A., & Lemos, M. S. (2023). O homem venoso-zodiacal entre arte, ciência e religião / The zodiacal vein-man between art, science and religion. Revista Concinnitas, 23(45), 173–189. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.68900

Edição

Seção

Artigos