Percursos de pesquisas no contexto do desastre de mineração ocorrido em Mariana, no Rio Doce e na costa do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.68185

Resumo

Apresentamos uma problematização do fazer científico e artístico no contexto do desastre gerado pelo rompimento da barragem de mineração em Fundão, Minas Gerais, Brasil. Damos ênfase neste artigo à interação entre os campos disciplinares da arte contemporânea e das ciências sociais apresentando algumas experiências concretas resultantes dessa investigação.

Biografia do Autor

Diego Kern Lopes

Artista e pesquisador. Doutor em Artes - Processos Artísticos Contemporâneos - na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Artes (Teoria e História da Arte) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especializado em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado em História (FAPA). Fez estágio de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França, em 2020. Tem experiência docente nos níveis médio e superior no ensino de, respectivamente, história e arte. Atua como pesquisador associado ao Organon grupo de pesquisa da UFES.
Trabalha como artista e pesquisador tendo como principal investigação o projeto GeoMetrias, que aborda, artisticamente, as relações entre o humano, a sociedade, a natureza e as coisas. Essa investigação se desdobra em trabalhos e proposições tais como objetos e instalações, usando registros textuais, fotográficos, sonoros e fílmicos. Dentro deste projeto desenvolveu o trabalho Tensão (ferrorama) uma ação poética artística desenvolvida no contexto de pesquisa de campo junto às comunidades atingidas pelo desastre de mineração de 2015 em Mariana e Rio Doce. Essa instalação percorreu diferentes territórios, sendo apresentada em espaços expositivos, comunitários no Brasil e na França desde 2017.
Dentro deste projeto também destaca-se o trabalho Galerias Pau a Pique, trabalho de instalação cujo desenvolvimento dá-se em diferentes cidades e países desde 2018 (Bruxelas, Paris, Londres, Toronto, Vitória).

Downloads

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Lopes, D. K. (2023). Percursos de pesquisas no contexto do desastre de mineração ocorrido em Mariana, no Rio Doce e na costa do Brasil. Revista Concinnitas, 23(45), 108–135. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.68185

Edição

Seção

Artigos