[PPPP] Percursos para propor performances

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.67435

Resumo

A partir de uma escrita-testemunho, o presente artigo pretende resgatar os percursos em performance iniciados durante o bacharelado em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O tema aqui narrado em primeira pessoa tem em sua inflexão um e-mail trocado entre professor e estudante como essa espécie de partitura a disparar a investigação dos estudos em performance, valendo-se das ideias de “Corpo sem órgãos” (Deleuze e Guattari), “Programa performativo” (Eleonora Fabião), “Conduta” (Paulo Nazareth) e “Presença” (Yhuri Cruz). Propõe-se, portanto, um olhar investigativo a partir de três trabalhos autorais: “Primeiro trauma” (2017), “Arte pão com ovo” (2018) e “postal” (2019) são performances que, encadeadas aos verbetes e autores supracitados, se valem da relação entre arte e alimento como dispositivos de rearranjo do cotidiano por meio de assuntos como a comunhão e o desconforto.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Amorim, R. (2022). [PPPP] Percursos para propor performances. Revista Concinnitas, 23(43), 175–195. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.67435