Espetáculos itinerantes: o papel dos artistas, do público e do espaço cênico em processos de criação na cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2023.64476

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre espetáculos intinerantes. Teve como referência as peças Fosforos, nuvens e passarinhos (Teatro da Travessia), Mil mulheres e uma noite (As Meninas do Conto), Hoje o escuro vai atrasar para que possamos conversar (Grupo XIX de Teatro). A cidade vista como dramaturgia, pois ela própria oferece um “texto” que é fruto do que nela acontece.

Biografia do Autor

Francisco Wagner Bezerra Rodrigues, Université du Québec à Montréal - UQÀM

Ator, contador de histórias, pesquisador e professor de teatro formado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2001-2004), com especialização no quadro de prática teatral do Master 1, Arts du Spectacle, na Universidade Paul-Valéry Montpellier III – França (2010 – 2011). Pós-graduação em A Arte de Contar Histórias: abordagens poética, literária e performática (2014-2016). Mestre em Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas (Universidade NOVA de Lisboa/Portugal) e Mestre em Artes, Letras e Línguas (Université de Perpignan Via Domitia/França) pelo Master Erasmus Mundus Crossways in Cultural Narratives (2018-2020), tendo como pesquisa a criação intercultural em teatro a partir das experiências vividas pelo Teatro da Travessia, grupo paulistano do qual é um dos artistas fundadores. Atualmente é doutorando no Doctorat en études et pratiques des arts da Université du Québec à Montréal - UQÀM.

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Bezerra Rodrigues, F. W. (2023). Espetáculos itinerantes: o papel dos artistas, do público e do espaço cênico em processos de criação na cidade. Revista Concinnitas, 24(47). https://doi.org/10.12957/concinnitas.2023.64476