A mise-en-scène da repetição em Mouchette (1967):uma leitura a partir de Notas sobre o cinematógrafo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.60951

Resumo

Este artigo busca definir a teoria de Bresson sobre a atuação, examinando Mouchette. O livro Notas sobre o cinematógrafo traz uma formulação de conceitos sobre o ator que, quando transposta a Mouchette se entrelaça a uma mise-en-scène da repetição, fundada na encenação de gestos-adereços, nos enquadramentos em plongée, na montagem e no som.

Biografia do Autor

Margarida Maria Adamatti, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar) e pesquisadora de pós-doutorado (PNPD/CAPES) da Universidade Federal de São Carlos. Autora do livro "Crítica de Cinema e repressão - estética e política no jornal alternativo Opiniâo" (Editora Alameda/Fapesp, 2019).É uma das coorganizadoras dos livros: Cinema: estética, política e dimensões da memória (Porto Alegre, Sulina/Fapesp, 2019), Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética (Porto Alegre: Sulina/CNPq, 2017), Cinema, estilo e análise fílmica (Appris, 2020).

Fábio Raddi Uchôa, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom/UAM) da Universidade Anhembi Morumbi. Coordenador do grupo de pesquisas CineArte (UAM). É autor do livro Ozualdo Candeias e o cinema de sua época (1967-84) (Alameda, 2019) e co-organizador de Cinema, estilo e análise fílmica (Appris, 2020).

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Publicado

2023-04-26

Como Citar

Adamatti, M. M., & Uchôa, F. R. (2023). A mise-en-scène da repetição em Mouchette (1967):uma leitura a partir de Notas sobre o cinematógrafo. Revista Concinnitas, 23(44), 268–288. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.60951