O céu onde relampeja a memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.54735

Resumo

O artigo busca traçar conceitos que foram motivados pela pandemia da Covid-19 surgida em 2020, a partir das falas de Paul Preciado, Achille Mbembe, Boaventura de Sousa Santos e Ailton Krenak. Os autores produziram pensamentos emergenciais e uma subteorização, segundo o próprio Sousa Santos, do momento em que vivemos. O texto também foi construído a partir das ideias da passagem entre sociedade soberana e disciplinar de Michel Foucault e de um pequeno lampejo presente na “filosofia da história” de Walter Benjamin.

Biografia do Autor

Jacqueline de Moura Siano, UERJ

Jacqueline (Jac) Siano é carioca.  Artista-pesquisadora, pós-doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGArtes – UERJ,  atua como professora na EAV-Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Desde 2007 desenvolve pesquisa sobre as relações entre arte, história da arte e cultura contemporânea, destacadamente acerca do lugar do artista viajante na atualidade. A artista participa regularmente de exposições dentre as quais se destacam a individual coleções marítimas (CCJF, 2015) e as coletivas Políticas Incendiárias (Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, 2017), Planos de Contingência (Galeria Candido Portinari, 2017), Ocupa Carambola (Espaço Carambola, 2016) e Foto na Cabeça (Memorial Municipal Getúlio Vargas, 2016).

 

Isabel Almeida Carneiro, UERJ

Isabel Carneiro é artista visual e professora adjunta do Instituto de Artes da UERJ no departamento de ensino da arte e cultura popular. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ, bolsista da FAPERJ com o projeto intitulado A colagem como forma na música e na pintura, teve sua dissertação defendida em março de 2010 com o trabalho das Notas sobre a forma-colagem, em que produziu objetos teóricos e plásticos sobre o conceito de colagem. Doutora pelo PPGAV/EBA/UFRJ na linha de Linguagens Visuais produziu fragmentos plásticos e sonoros como forma de concretizar ideias sobre a heterogeneidade de meios e as relações abruptas entre temporalidades inconciliáveis.

Downloads

Publicado

2021-06-06

Como Citar

de Moura Siano, J., & Almeida Carneiro, I. (2021). O céu onde relampeja a memória. Revista Concinnitas, 22(40), 252–265. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.54735

Edição

Seção

Artigos