Debout les rats: guerra e fascismo no mural alegórico de Oswald de Andrade.
DOI:
https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.53769Resumo
O texto analisa o quadro Debout les rats da peça O homem e o cavalo, de Oswald de Andrade, que “encena” o apocalipse histórico que foi a Primeira Guerra Mundial. O roteiro cênico foi construído a partir de analogia com imagens da explosiva narrativa doApocalipse de São João, transfiguradas em dimensão profana. O escritor utiliza as sequências visuais do texto bíblico como suporte para seu mural, acentuando o caráterde “imaginação pictórica” das palavras, sugerindo ao leitor/espectador o impacto da guerra. O ensaio dialoga com o pensamento de Eisenstein, Walter Benjamin e Peter Bürger, sobre a técnica de montagem e a alegoria, procedimentos próprios das vanguardas artísticas do início do século XX.
Palavras-chave: teatro de Oswald de Andrade; O homem e o cavalo; Apocalipse de São João; montagem, alegoria, fascismo.