Natchez: Inclusão e Sabonetes

Autores

  • Carlos Eduardo Félix da Costa Pontifícia Universidade Católica (DAD/PUC-Rio)
  • Ayelet Danielle Aldouby Columbia University (Departamento de Arte e Educação / EUA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.53759

Resumo

ste artigo apresenta o projeto desenvolvido durante residência artística na cidade de Natchez (Mississipi), a convite com National Endownment for the Arts, Robert Wood Johnson Foundation e XLab IDEAS durante o ano de 2017. As instituições possuem um programa que visa impactar positivamente em comunidades através de projetos artísticos. O resultado final deste processo foram duas instalações, que discutiram questões relacionadas à segregação racial, desaparecimento e autocuidado, em parceria com uma coligação conhecida como 100 Black Women.

Palavras chaves: Coparticipação; Sabão; Magnólia; Pérolas.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Félix da Costa, Pontifícia Universidade Católica (DAD/PUC-Rio)

Artista plástico e professor pesquisador do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde coordena o LINDA - Laboratório Interdisciplinar em Natureza, Design e Arte. Vencedor

da Bolsa Iberê Camargo (2001), artista visitante na Universidade de Plymouth a convite do Arts Council (2008) e vencedor do Prêmio PIPA (2013). Participante da 7a Bienal do Mercosul, 30a Bienal de São Paulo, 13a Bienal de Istambul, 4a Bienal do Fim do Mundo e da "Anozero 19" - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Comissionado para residências com os programas Plataforma Atacama (Chile), InSite (México), Fundação Haundenschild Garage (EUA) e XLabs IDEA (EUA). Atualmente desenvolve projeto em parceria com o Instituto República - RJ.

Ayelet Danielle Aldouby, Columbia University (Departamento de Arte e Educação / EUA)

Curadora especializada em projetos de arte pública e práticas sociais. Consultora do programa de residências Residency Unlimited (Nova Iorque). Curadora pela International

Artists' Museum dos projetos "Poles Apart, Poles Together" e "Divine In Tent", realizados para a 51a e 52a Bienais de Veneza e Documenta de Kassel. Consultora e curadora do projeto de arte pública "Re:Construction", comissionado pela Alliance for Downtown (Nova Iorque). Atualmente cursa o doutorado em Arte e Educação pela Universidade de Colúmbia (Nova Iorque). Publicou o artigo "Seeing the Unseen: A Coming of Age Story Inspired by Soap and Buttons" para a Trends, revista da Associação de Arte e Educação do Texas.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

da Costa, C. E. F., & Aldouby, A. D. (2020). Natchez: Inclusão e Sabonetes. Revista Concinnitas, 21(38), 107–121. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.53759