Arte da precariedade, cultura da alteridade. Thomas Hirschhorn e Georges Bataille
DOI:
https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.51853Resumo
Este artigo focaliza a figura do artista engajado da atualidade, personificado por Thomas Hirschhorn, cuja obra trabalha nos limites da precariedade material. Seus trabalhos privilegiam o diálogo com o Outro, em empenho por repolitizar a arte. Procura-se caracterizar o artista-produtor em seu apelo a Georges Bataille (1897-1962), teórico da transgressão que preconizou para a modernidade um dispêndio insensato de formas e energia como contrafação dos mecanismos regrados do consumo moderno. A reflexão explora, por fim, os recursos da cultura da alteridade absorvida por uma arte política, e os riscos que incorre de formalismo e de condescendência etnográfica no trato com os marginalizados da atualidade.Publicado
2021-12-31
Como Citar
Fontes Filho, O. (2021). Arte da precariedade, cultura da alteridade. Thomas Hirschhorn e Georges Bataille. Revista Concinnitas, 22(42), 531–557. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.51853
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Artigos