Sobre Pesquisar e Habitar um Museu: Aspectos Metodológicos das Pesquisas em Sociologia da Arte Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.51405

Resumo

Apresentamos um relato crítico da experiência de fazer pesquisa sociológica sobre arte contemporânea no Uruguai, o projeto “(Joven) Arte (Latinoamericano) en Uruguay: de 1980 a los años 2010”, como dois sociólogos brasileiros vivendo em “residência artística” numa das principais instituições de arte contemporânea de Montevidéu, o Espacio de Arte Contemporáneo, situado em um antigo presídio da cidade.

Biografia do Autor

Tálisson Melo de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro [bolsista CNPq]. Realizou estágio como visiting assistant in research no Center for Cultural Sociology da Yale University (bolsa Capes PDSE, 2018-19). Mestre em Artes (História e Cultura) pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagem do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013-15) [com bolsa integral Pro-PG/UFJF de estágio docência]. Onde também graduou-se Bacharel em Artes e Design (2009-13), com período de intercâmbio acadêmico em Teoria e História da Arte na Universidad de Salamanca, Espanha (2011-12) [com bolsa universitária]. Atua como pesquisador nas áreas de sociologia, história e antropologia das artes, concentrando-se sobre as manifestações relacionadas ao Brasil e à América Latina. Membro do NUSC (Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura - IFCS/UFRJ), e do LAHA (Laboratório de História da Arte - ICH/UFJF). Participou de estágio de pesquisa no Museo de Arte Contemporáneo da Facultad de Artes - Universidad de Chile, em Santiago (2015), como tradutor e colaborador no projeto de Catálogo Razonado da coleção de artes visuais do MAC. Também desenvolve trabalhos como artista visual e curador de exposições. Publicou em 2018, o livro Mesmo Sol Outro, em coautoria com Carolina Cerqueira, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural. Recentemente, atuou como pesquisador residente no Espacio de Arte Contemporáneo de Montevideo, no Uruguai.

Guilherme Marcondes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Coordenador de Pesquisa e Memória do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) e assistente de pesquisa no projeto Difusão e Educação Patrimonial do Acervo Histórico do CPDOC/FGV. Atualmente, é pesquisador associado ao Núcleo de Sociologia da Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUSC/UFRJ) e do GRUA - Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Melo de Souza, T., & Marcondes dos Santos, G. (2022). Sobre Pesquisar e Habitar um Museu: Aspectos Metodológicos das Pesquisas em Sociologia da Arte Contemporânea. Revista Concinnitas, 23(43), 150–174. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.51405