Muros e ruas como vitrine, palco e palanque. De Nazza à Pato, de Buenos Aires ao Rio.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.50349

Resumo

Resumo

Nesse artigo analisamos o trabalho de dois artistas sul-americanos, Nazza Stencil e Wallace Pato, cujas obras debatem questões sociais e identitárias, territoriais, violência urbana, deslocamentos e migrações. Suas obras estão nos muros de várias cidades como vitrines de suas artes, mas também como palanques e espaço de reflexão em permanente diálogo entre artes e política.

Palavras-chave: Artivismo, Nazza, Wallace Pato, América Latina.  

 

Walls and streets as a showcase, stage and platform.
From Nazza to Pato, from Buenos Aires to Rio
Abstract
In this article we analyze the work of two South American artists, Nazza Stencil and Wallace Pato, whose works discuss social and identity issues, territorial issues, urban violence, displacement and migration. His works are on the walls of several cities as showcases of his arts, but also as platforms and spaces for reflection in a permanent dialog between the arts and politics.

Keywords: Artivism, Nazza, Wallace Pato, Latin America.

 

Biografia do Autor

Michele Petruccelli Pucarelli, Departamento de Comunicação - Instituto de Artes e Comunicação Social - Universidade Federal Fluminense. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

.Prof Adjunto, na Área de Linguagem Fotográfica, Departamento de Comunicação do Instituto de Artes e Comunicação Social, da Universidade Federal Fluminense – GCO/IACS/UFF, Niterói - Rio de Janeiro, Brasil.
.Coordenador do Projeto de Extensão – LIEX: Laboratório de Imagens Expandidas: fotografia, arte, redes e tecnologia - SigProj/UFF.
. Coordenador Curso de Especialização em Fotografia e Imagem - Pós-Graduação Lato Sensu – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - Universidade Candido Mendes IUPERJ/UCAM;
.Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UFRJ - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; .Mestrado em Comunicação e Cultura PPGCOM/UFRJ; Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Roberta Filgueiras Mathias, Instituto de Ciências Sociais - Sociologia - ICS/UERJ

Cientista Social graduada pela PUC-Rio, fotógrafa com experiência em Antropologia Urbana e Antropologia Visual. Especializada em Cultura e Filosofia pela PUC-Rio. Mestre em Filosofia pela PUC-SP na área de Estética-Filosofia do Cinema. Doutoranda no Instituto de Ciências Sociais - Sociologia - ICS/UERJ/Brasil Co-Tutela Curso de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidad San Martín, Buenos Aires, Argentina. Atualmente é pesquisadora na área de Antropologia Urbana estudando periferias latino-americanas. Pesquisadora do GRAPPA (Grupo de Análises de Políticas e Poéticas Audiovisuais) e professora convidada do IUPERJ/UCAM na pós-graduação em Fotografia e Imagem na qual leciona disciplinas que relacionam Antropologia e Visualidades.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Pucarelli, M. P., & Mathias, R. F. (2020). Muros e ruas como vitrine, palco e palanque. De Nazza à Pato, de Buenos Aires ao Rio. Revista Concinnitas, 21(38), 246–260. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.50349