Terrane de Ana Lira | Trauma de Ivan Padovani: o discurso do artista, o discurso da obra

Autores

  • Mariano Klautau Filho Universidade da Amazônia
  • Jorge Leal Eiró Universidade da Amazonia

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.50325

Resumo

Análise de aspectos das obras Terrane de Ana Lira e Trauma de Ivan Padovani, considerando suas montagens na mostra Realidades da Imagem, Histórias da Representação, no Museu do Estado do Pará, Belém, em 2018. Adota-se como base teórica as discussões sobre autonomia da obra e suas relações sociais, incluindo, nesse percurso, o discurso do artista e seu lugar como ator político e, ainda especialmente, o discurso que emerge do trabalho, de sua feição formal e material no espaço expositivo.


 

Biografia do Autor

Mariano Klautau Filho, Universidade da Amazônia

Mariano Klautau Filho

 Doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2015). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Artista, pesquisador e curador independente. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia.

Jorge Leal Eiró, Universidade da Amazonia

Doutor e mestre em Educação (UFPA). Arquiteto, artista plástico e professor da Universidade Federal do Pará e da Universidade da Amazônia. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC-UNAMA). Realizou dez exposições individuais e participou de várias mostras coletivas no Brasil e no exterior. 

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Filho, M. K., & Eiró, J. L. (2020). Terrane de Ana Lira | Trauma de Ivan Padovani: o discurso do artista, o discurso da obra. Revista Concinnitas, 21(38), 470–486. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.50325

Edição

Seção

Críticas de Arte & Resenhas