“No intenso agora” e o presente na História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.50258

Resumo

Neste artigo, o documentário No intenso agora (2017), de João Moreira Salles, se corresponde com o conceito de presença, de Hans Ulrich Gumbrecht. A motivação para o encontro entre o documentarista e o crítico literário deve-se ao modo como em No intenso agora a abordagem da concepção de tempo se faz num momento de transição.

Biografia do Autor

Rafael Garcia Madalen, Mestre - PPGHCA /UNIGRANRIO

Mestre em Humanidades, culturas e Artes pela UNIGRANRIO (2020). Graduado  em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (2007), e em História pela Universidade Cândido Mendes (2015). Além de uma especialização em Fotografia e Imagem pela Universidade Cândido Mendes (2009). Rafael tem uma larga experiência como freelance no mercado audiovisual e no momento ele estuda a interação entre o cinema e a educação.

Anna Paula Soares Lemos, PPGHCA -UNIGRANRIO

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto. de Ciência da Literatura da UFRJ, integra o grupo de pesquisa Formação do Brasil Moderno: literatura, cultura e sociedade, certificado pela UFRJ e registrado no diretório da CNPq, atuando na linha de pesquisa Literatura e Imagem. Atualmente é Professora Adjunta 1 do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Inter-Humanitas, PPGHCA/UNIGRANRIO, É lider do grupo de pesquisa IMAGEMNO - Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas Orais.

Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, PPGHCA-UNIGRANRIO

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar: Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO; professor na Escola de Ciências Sociais e Aplicadas - Curso de Bacharel em Direito e da Escola de Ciências da Saúde - Curso de Psicologia da UNIGRANRIO; professor do Curso de Bacheral em Direito do UNIFESO. Tem experiência na área de Filosofia e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Madalen, R. G., Lemos, A. P. S., & de Oliveira, J. H. C. (2020). “No intenso agora” e o presente na História. Revista Concinnitas, 21(38), 301–318. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.50258