O museu de museus de Mabe Bethônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.49710

Resumo

Investigação da relação entre museumuseu, projeto artístico de Mabe Bethônico, e o conceito de arquivo na arte contemporânea brasileira, sob a luz do "mal de arquivo”, de Jacques Derrida. Discutindo o papel de museus e arquivos como instituições legitimadoras de discursos, a obra da artista propõe a possível construção de ficções através de documentos concretos.

Biografia do Autor

Vivian Horta, Universidade Federal do Rio de Janeiro Museus Castro Maya - Instituto Brasileiro de Museus

Doutoranda em Artes Visuais - História e Crítica pelo PPGAV/EBA/UFRJ. Mestre em Artes Visuais - História e Crítica da Arte, pelo mesmo programa, onde desenvolveu a pesquisa "Os discursos modernistas nas gravuras da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil", sob orientação de Maria Luisa Luz Távora, cuja investigação resultou na exposição "Coleção Castro Maya: a Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil em Destaque", inaugurada em abril de 2018. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). Chefe da Divisão de Processos Museológicos dos Museus Castro Maya-IBRAM/MinC desde 2013. Técnica em Assuntos Culturais - Área: Museologia do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM/MinC, desde 2010, lotada nos Museus Castro Maya.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Horta, V. (2020). O museu de museus de Mabe Bethônico. Revista Concinnitas, 21(38), 377–389. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.49710