O Estudo Rigoroso da Arte; Sobre o primeiro volume do Kunstwissenschaftliche

Autores

  • Walter Benjamin UERJ

Resumo

A narrativa histórica de Walter Benjamin levanta, recorrentemente, a discussão sobre a imagem e a memória. Ao aproximar-se dos objetos artísticos, Benjamin traz para a história e teoria da arte a leitura desses objetos como imagens que concentram os sentidos acumulados no tempo. Sua escrita, como historiador da arte, corentemente com sua filosofia da história, apresenta-se, ainda permeada pela discussão historiográfica, o que o leva, indubitavelmente, à defesa de uma escrita monográfica que, como diz, empreende um conhecimento aperfeiçoado da obra de arte individual.

No texto aqui traduzido, Benjamin, apesar de algumas reservas, parte da apresentação de Sedlmayr para o anuário Ensaios de Pesquisa no Estudo da Arte (Kunstwissenschaftliche Forschungen), de 1931, e desenvolve uma ardorosa defesa das possibilidades da história da arte ali apresentadas que, como ressalta, remetem a Riegl e têm como projeto histórico a "transição do objeto individual para sua função cultural e intelectual".

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

Benjamin, W. (2019). O Estudo Rigoroso da Arte; Sobre o primeiro volume do Kunstwissenschaftliche. Revista Concinnitas, 2(5), 178–184. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/42811

Edição

Seção

Traduções