Florestas: Paisagem e Arte na Obra de Antônio Parreiras

Autores

  • Isabel Maria Carneiro de Sanson Portella UERJ

Resumo

Pintor de vasta produção, Parreiras seguiu uma longa trajetória até alcançar a maturidade. Foram muitos anos dedicados ao trabalho obstinado, procurando transportar para a tela o fruto de seu olhar e o sentimento da alma.

Parreiras absorveu a força das florestas, assimilou a energia das matas brasileiras e, mesmo após encerrar-se nos ateliês, sua alma permaneceu impregnada dessas imagens. Encontrou segurançae originalidade na sintese amadurecida das convicções naturalistas, dedicou-se e soube valorizar a paisagem brasileira e as nossas florestas. A tônica de sua obra sempre girou em torno da pintura de paisagem e a identidade com a natureza é fator evidente.

A floresta, tema refleto de simbolismos ao qual Parreira retorna no final de sua vida, completa a trajetória em direção à dignação da pintura de paisagem no Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

de Sanson Portella, I. M. C. (2019). Florestas: Paisagem e Arte na Obra de Antônio Parreiras. Revista Concinnitas, 1(4), 158–164. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/42761

Edição

Seção

Artigos