Mário de Andrade e a MPB

Autores

  • Rogério Luiz Maraes Costa UERJ

Resumo

Início do texto:

"Do início da década de 80 para cá é possível sentir, no bojo da consolidação da democracia brasileira, um aumento sensível da auto-estima do brasileiro com relação a sua cultura. A necessidade de afirmar uma identidade nacional que não passe (somente!) pelos esteriótipos firmados no decorrer do século e que evocam os aspectos exóticos, eróticos, pitorescos, aqueles ligados à desorganização falta de caráter, corrupção, inércia, inapetência pelo trabalho e incompetência na gerência de um projeto de construção de nação, se manifestam na valorização de qualidades do povo brasileiro e de sua terra e que, apesar de impregnadas desses mesmos esteriótipos, apontariam para uma nova solução (ainda não realizada, mas potencial) que se concretizaria num fino balanceamento entre estas características— agora já não mais encaradas como defeitos— e outras até então não reveladas e que conduziriam progressivamente à implementação de um novo projeto de afirmação nacional. [...]"

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Publicado

2019-10-08

Como Citar

Costa, R. L. M. (2019). Mário de Andrade e a MPB. Revista Concinnitas, 1(3), 523–541. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/42634

Edição

Seção

Críticas de Arte & Resenhas