PRÁTICAS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MENORES DE UM ANO: AS ORIENTAÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E AS RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE / FEEDING PRACTICES OF CHILDREN UNDER ONE YEAR OLD: GUIDELINES FOR HEALTH PROFESSIONALS AND THE HEALTH MINISTRY’S RECOMM
Palavras-chave:
Práticas alimentares. Crianças. Profissionais de saúde.Resumo
Objetivos: Compreender como ocorrem a formação e as formas de atualização dos profissionais da área de saúde sobre alimentação no 1º ano de vida; e comparar as orientações sobre aleitamento materno (AM) e introdução da alimentação complementar (AC) fornecidas por profissionais da área de saúde para mães e responsáveis com as recomendações oficiais do Ministério da Saúde (MS). Métodos: É uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida a partir de entrevista semiestruturada. Foram entrevistados 20 profissionais da área de saúde que atuam em duas policlínicas do município do Rio de Janeiro e no Programa de Saúde da Família de Casimiro de Abreu. Todas as entrevistas foram gravadas na íntegra, transcritas e analisadas a partir das categorias: formação profissional; estrutura do serviço; acesso aos documentos e materiais educativos do MS; prática profissional em relação ao aleitamento materno e alimentação complementar. Resultados: Observa-se que os profissionais de saúde tiveram pouca ou nenhuma informação sobre AC e aleitamento materno durante a graduação. Os mesmos apresentam dificuldades para se manterem atualizados e desconhecem os materiais produzidos pelo MS. Em relação à prática profissional, percebe-se que os profissionais, apesar de considerarem importante a manutenção do AM até o sexto mês de vida da criança, orientam a introdução precoce da AC, contrariando as recomendações do MS em vários aspectos: em relação a idade, consistência e composição da refeição. Conclusão: Pode-se observar que muitos dos profissionais de saúde aqui estudados conhecem as recomendações em relação ao AM, mas na prática acabam não a executando. Em relação à AC, permanecem ainda práticas não mais recomendadas, o que demonstra a necessidade de maior divulgação dos materiais produzidos e sobretudo no investimento em educação permanente dos profissionais de saúde.
Palavras-chave: Práticas alimentares. Crianças. Profissionais de saúde.
Objectives: To understand how health professionals are trained and updated concerning feeding in the first year of life; and to compare guidelines on breastfeeding and on the introduction of complementary feeding divulged by health professionals presented to mothers and people in charge, with the official guidelines issued by the Health Ministry. Methods: It is qualitative research work developed after semi-structured interviews. Twenty health professionals from two hospitals in Rio de Janeiro county and in the Family Health Program of Casimiro de Abreu were interviewed. All interviews were recorded, transcribed and analyzed according to the following categories professional formation; facility’s structure; access to documents and educational material from the Health Ministry; professional practice regarding breastfeeding and complementary feeding. Results: Health professionals had little or no information on complementary feeding and breastfeeding in the undergraduate course. It is difficult for them to get updated and they are not aware of the materials produced by the Health Ministry. As for professional practices, it can be noticed that professionals, although considering breast feeding important until the age of six months, the introduction of complementary feeding occurs earlier, against the Health Ministry’s guidelines in relation to age, consistency and composition of meal. Conclusion: Many of the health professionals here studied know the recommendations for breast feeding, but they do not put it to practice in everyday work. Concerning complementary feeding, unrecommended practices still remain, what shows the need for more divulgation of materials and, most of all, for more investments in the continuing education of health professionals.
Key words: Feeding Practices. Children. Health Professionals.
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