ZINCO, IMUNIDADE, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO
Palavras-chave:
Zinco. Imunossupressão. Suplementação. Atletas. Nutrição.Resumo
Estudos têm observado os efeitos do exercício e do treinamento sobre o sistema imune de atletas de elite, os quais apresentam grande incidência de infecções durante períodos de treinamento intenso e prolongado. Os mecanismos fisiológicos responsáveis pelas alterações sobre o sistema imune induzido pelo exercício são influenciados pelo aumento da concentração de catecolaminas e glicocorticóides no plasma. O exercício tem grande efeito sobre o metabolismo de zinco, através da mobilização dos estoques corporais e da excreção aumentada desse mineral, fato que pode influenciar o sistema imunológico que é dependente de zinco, sendo este um co-fator de mais de 300 enzimas. Atletas que restringem ingestão dietética podem exacerbar os efeitos do exercício sobre a homeostase de zinco. A suplementação pode ser benéfica em situações de exercício intenso e prolongado. Porém, dosagens elevadas, acima das recomendadas internacionalmente – Dietary Reference Intakes (DRI) – têm acarretado efeitos adversos. Poucos estudos têm verificado os efeitos da suplementação de zinco sobre o sistema imunológico de atletas. Este trabalho de revisão tem por objetivo destacar a importância biológica e nutricional do zinco sobre o sistema imune afetado pelo exercício intenso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar o documento “Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais” conforme o modelo que se segue.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Título do manuscrito: _____________________________________
1. Declaração de Responsabilidade
• Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo se conteúdo.
• Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.
2. Transferência de direitos autorais
• Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista CERES: nutrição & saúde passará a ter direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida e que farei constar o competente agradecimento à Revista.
Data: ____________________________
Assinatura: ________________________
Endereço: _________________________