Panorama das políticas públicas de cultura na Baixada Fluminense 2018-2024

orçamentos municipais e indicadores culturais

Autores

  • Bruno Borja Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Bruno Lima Pesquisador do OBaC. Doutorando em Economia (PPGE/UFF).
  • Camila Eller Pesquisadora do OBaC. Mestre em Engenharia de Produção (UFRJ). Chefe do Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UFRRJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2025.94670

Palavras-chave:

política cultural, Baixada Fluminense, Indicadores Culturais

Resumo

A política cultural passou por uma surpreendente transformação nos últimos anos, com a aprovação e implementação da Lei Aldir Blanc (LAB) em 2020, da Lei Paulo Gustavo (LPG) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), ambas em 2022. Tais leis vieram a descentralizar recursos federais para os demais entes federativos e propiciaram um volume histórico de recursos para a execução de políticas públicas de cultura em todo o país. Na Baixada Fluminense, os recursos federais mobilizaram iniciativas políticas nunca antes vistas, injetando alguns milhões de reais nos últimos anos e ativando a cadeia produtiva da cultura nos territórios. Nesse trabalho buscamos traçar um panorama das políticas públicas de cultura na Baixada Fluminense 2018-2024, analisando os orçamentos municipais nesse período e produzindo indicadores culturais de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Borja, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPaCS) da UFRRJ. Coordenador do Observatório Baixada Cultural (OBaC-IFRJ/UFRRJ). Coordenador da Escola Popular de Artes (EPA-UFRRJ).

Bruno Lima, Pesquisador do OBaC. Doutorando em Economia (PPGE/UFF).

Pesquisador do OBaC. Doutorando em Economia (PPGE/UFF).

Camila Eller, Pesquisadora do OBaC. Mestre em Engenharia de Produção (UFRJ). Chefe do Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UFRRJ.

Pesquisadora do OBaC. Mestre em Engenharia de Produção (UFRJ). Chefe do Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UFRRJ

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

BORJA, Bruno; LIMA, Bruno; ELLER, Camila. Panorama das políticas públicas de cultura na Baixada Fluminense 2018-2024: orçamentos municipais e indicadores culturais. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 30, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2025.94670. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/94670. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

Dossiê Cultura BXD: as dimensões da cultura na Baixada Fluminense

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)