O Recôncavo da Guanabara e a Baixada Fluminense

algumas cartografias culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2025.94666

Palavras-chave:

ação cultural; Baixada Fluminense; movimentos culturais coletivos.

Resumo

A ênfase midiática sobre a Baixada Fluminense (RJ) como um local de miséria e violência fortalece o olhar do senso comum sobre as vulnerabilidades intrínsecas às áreas periféricas. Diferente dos discursos da imprensa sobre e em nome dos moradores da região, o artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa com grupos e coletivos culturais a partir da autorrepresentação dos grupos. Tendo como metodologia a conversa e a narrativa, as fazedoras e fazedores culturais da região apresentam sua percepção acerca do espaço onde vivem, do fazer cultural que o caracteriza, das suas experimentações de mundo, dos locais de memória e resistência, além dos silenciamentos que a Baixada Fluminense enfrenta. Com base nessas informações, foi observado de que forma as ações culturais existentes nessa região periférica contribuem para a transformação do local e dos indivíduos que nele residem, apresentando-os as novas possibilidades que se abrem a partir da criatividade, da ação e da reflexão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luiz Guerreiro Mendes, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 1992), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1998) e Doutorado em Políticas Públicas de Cultura pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFRJ (2013). Atualmente é professor do curso de graduação em Produção Cultural no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Nilópolis (RJ). Exerce, ainda, coordenação do Grupo de Pesquisa OiCult (Observatório Indisciplinar de Fazeres Culturais e Letramentos) vinculado ao CNPq desde novembro de 2013. Coordena o Grupo de Trabalho "Culturas e Juventudes" no Encontro anual de Estudos Multidiciplinares em Cultura (ENECULT/UFBa). Tem experiência na área de Políticas Públicas Culturais, com ênfase em Economia da Cultura e Programas de Bem-Estar Social atuando, principalmente, nos seguintes temas: Política Cultural; Produção Cultural; Elaboração de Projetos Culturais; Gestão de Projetos Culturais e de Centro Cultural; Articulação Institucional; Projetos Desenvolvimento local sustentável; Desenho de Estratégias de Organização Comunitária de Projetos Socioculturais; Formulação de Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda e; Planejamento Urbano e Regional.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

GUERREIRO MENDES, João Luiz. O Recôncavo da Guanabara e a Baixada Fluminense: algumas cartografias culturais. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 30, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2025.94666. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/94666. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

Dossiê Cultura BXD: as dimensões da cultura na Baixada Fluminense