Entre o santo padroeiro e a educação
a cultura junina na cidade de Duque de Caxias
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.94644Palavras-chave:
Cultura junina, Duque de Caxias, Santo Antônio, Escolas Públicas, EducaçãoResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a cultura junina no município de Duque de Caxias, a partir de um recorte da pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, Culturas e Artes. O estudo busca compreender as relações entre Santo Antônio, santo padroeiro da cidade e a educação no município, investigando como as celebrações dedicadas ao santo impactam as relações educativas e culturais no município. Adotou-se uma metodologia qualitativa, com base em aspectos da observação participante, realizada durante os festejos no ano de 2025 e aspectos da análise de conteúdo para a elaboração deste estudo. Como referenciais teóricos, utilizaram-se as pesquisas de Tania Amaro (2019), Antonio Augusto Braz (2019) Renata de Almeida Oliveira (2017), pesquisadores da Baixada Fluminense, para a abordagem dos aspectos ligados ao santo e à cidade; Luiz Antonio Simas (2022), para a discussão do histórico do santo no Brasil; bell hooks (2019) e Paulo Freire (1991), para refletir sobre os sentidos da educação na cidade e Halbwachs (2006) para a análise do conceito de memória coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andressa Carvalho, Renata de Almeida Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

