Arquivos Vivos da Administração Pública: O Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro (PGD-RJ)
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2013.9346Abstract
<doi>10.12957/cdf.2013.9346
O sentido deste trabalho é caracterizar o processo de construção de uma política pública de arquivos e gestão de documentos no Estado do Rio de Janeiro no contexto contemporâneo distinguido pelo compromisso da democracia e da transparência pública. Assim, apresenta-se o Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro (PGD-RJ), traçando a cronologia do seu desenvolvimento, os elementos constitutivos e característicos da gestão de documentos, a metodologia aplicada e os principais resultados obtidos, com especial atenção à legislação arquivística desde o ponto de vista jurídico da estruturação e implementação do PGD-RJ. Além disso, apresenta as características gerais do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), sua formação, evolução e marcos legais que legitimam seu papel de autoridade arquivística, com a responsabilidade de definir e implementar a política estadual de arquivos públicos e privados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.