Cooperação entre Estado e iniciativa privada na difusão do carro elétrico: a futura construção de uma fábrica de carros elétricos no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2013.9340Resumo
<doi>10.12957/cdf.2013.9340
A futura construção de carros elétricos em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, vem confirmar a importância da parceria, cooperação entre os agentes envolvidos na produção de um determinado produto para efetivar o seu desenvolvimento e a sua difusão. Como têm custos altos de produção, os carros elétricos precisam de incentivos governamentais para que sejam economicamente viáveis. Uma série de investimentos complementares deve ser realizada ao longo de sua cadeia produtiva, novos componentes deverão ser projetados e um novo conceito de postos de abastecimento deverá ser implementado. Assim, a parceria do Estado com os agentes privados, no caso a parceria com as empresas privadas que estão investindo na produção dos carros elétricos, é fundamental para o seu desenvolvimento. A difusão dos carros elétricos tende a beneficiar agentes econômicos direta e indiretamente envolvidos, pois gera ganhos expressivos para a indústria automobilística, indústria nascente de baterias de tração, de postos de recarga e também o setor elétrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.