O Sistema Regional de Inovação Fluminense: características, desafios e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2013.9094Abstract
<doi>10.12957/cdf.2013.9094
O atual momento vivido pela economia do Rio de Janeiro aponta um horizonte de crescimento econômico baseado em investimentos de grande porte que podem trazer importantes mudanças para a estrutura produtiva. Os desafios desse momento envolvem, portanto, avaliar a estrutura produtiva e tecnológica e as limitações que devem ser superadas para que a mudança estrutural seja acompanhada de crescimento sustentado. O recorte de sistemas regionais de inovação (SRIs) entende a inovação como um fenômeno sistêmico, que ocorre no interior de um ambiente econômico e sócio-institucional permeado de especificidades geograficamente determinadas. A partir desse recorte analítico, o artigo procura fornecer evidências preliminares a respeito do SRI fluminense. Especificamente, procura-se analisar, em linhas gerais, as condições de financiamento às atividades de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), as características da base de competências presentes no estado do Rio de Janeiro e indicadores do desempenho inovativo da região. As evidências analisadas indicam que o SRI fluminense apresenta deficiências na conversão de recursos humanos e financeiros em uma performance de atividade inovativa compatível. A conclusão resultante deste trabalho, a ser investigada em pesquisas futuras, é de que o SRI do Rio de Janeiro tem um elo fraco nas interações entre as atividades de geração de conhecimento e aquelas associadas à exploração de conhecimento economicamente útil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.