Política Urbana no Rio de Janeiro: entre a cidade do plano e a cidade real
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2013.9085Abstract
<doi>10.12957/cdf.2013.9085
O artigo analisa aspectos do impasse da política urbana brasileira. Por um lado houve um notável avanço normativo nos últimos 25 anos, após a entrada em vigor da Constituição de 1988, em particular após a regulamentação dos novos instrumentos jurídicos e urbanísticos pelo Estatuto da Cidade em favor do direito à cidade. Por outro lado, as práticas de políticas públicas urbanas capturadas pelo capital imobiliário se renovaram e vêm logrando utilizar a normatividade urbanística para promover seus interesses através da especulação fundiária. O resultado é uma distância entre a cidade pretendida pelo plano e a produção da cidade real. Tais reflexões assumem maior concretude ao serem associadas às práticas em curso, indicando novos desafios a serem enfrentados pela política urbana. A experiência de gestão pública da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e do Município do Rio de Janeiro foram utilizados para referir-se às transformações recentes no planejamento urbano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.