Repercussões da Exploração Petrolífera sobre as transformações urbanas de Macaé (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2013.9058Resumo
<doi>10.12957/cdf.2013.9058
Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa interdisciplinar financiada, em parte, com recursos do Edital CNPq nº003/2008, concedidos ao LACTA/UFF, e parte com recursos do Edital PIBIC/UFF de 2009/2010. Examina aspectos das repercussões territoriais que a geração da riqueza concentrada e cumulativa gera sobre a morfologia e as funcionalidades urbanas do sitio onde a sua produção está localizada, neste caso sobre a cidade de Macaé. Serão aqui destacadas algumas transformações urbanas associadas àquela produção. A gênese de segmentos urbanos produtivos monofuncionais vem se multiplicando a partir da instalação da Petrobrás assim como, também, significativas mudanças tem sido introduzidas nas tipologias das edificações de função residencial. Verifica-se, ao mesmo tempo, a fragmentação do tecido urbano consolidado decorrente da sobrecarga e congestionamento das redes de provisão de serviços de saneamento e transporte. Foram realizadas pesquisas documentais, cartográficas e visitas de campo, além de entrevistas com moradores em Macaé. A análise dos resultados permitiu a percepção de novas relações entre morfologia e processos sócio-econômicos em construção no município de Macaé.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.