A política do cuidado e o desafio para as mulheres

conciliar a carreira e família

Autores

  • Renata Bastos da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89490

Palavras-chave:

Política Nacional de Cuidados (PNC); Carreira das mulheres; cuidados familiares., cuidados familiares., Carreira das mulheres, Política Nacional de Cuidados (PNC)

Resumo

A Política Nacional de Cuidados está em pauta e as mulheres são as protagonistas dos postos de trabalho dessa área. No contexto da pandemia de covid-19, a importância do cuidado ficou ainda mais evidente: de um dia para o outro, famílias que antes podiam contar com a terceirização de alguma parte do trabalho de cuidado viram-se obrigadas a prestar cuidados em tempo integral a seus membros dependentes. Conciliar a carreira com os cuidados é um desafio para as mulheres e esse é o objeto do livro de Claudia Goldin, recentemente lançado no Brasil, Carreira e Família (2024) no qual a autora afirma que não têm porque as mulheres serem as primeiras que abrem mão de suas carreiras para que a família se estabeleça.  Vamos apresentar esse tema da carreira da mulher e os cuidados familiares no contexto de desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, nosso objetivo é mostrar o tema como uma proposta de pesquisa. Nossa metodologia é a pesquisa bibliográfica sobre o tema do cuidado, bem como a problemática apontada acima, por Claudia Goldin (2024), e por Victoria Camps (2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

BASTOS DA SILVA, Renata. A política do cuidado e o desafio para as mulheres: conciliar a carreira e família. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 29, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2025.89490. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/89490. Acesso em: 26 jul. 2025.

Edição

Seção

Estudos sobre o Rio de Janeiro (I SEERJ e III SEF)