Reestruturação urbana em Campos dos Goytacazes
novas formas, velhos processos
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89476Keywords:
Segregação socioespacial, Campos dos Goytacazes, Reestruturação UrbanaAbstract
O município de Campos dos Goytacazes, após passar pela reestruturação produtiva nas últimas décadas, tem vivenciado atualmente o processo de reestruturação urbana, entre outros fatores, devido às mudanças nas atividades econômicas predominantes no município que têm promovido migração e êxodo rural. Neste contexto, o bairro Parque Rodoviária, após incremento de infraestrutura e setor de serviços, tem se tornado alvo de investimentos na construção de condomínios fechados de alto padrão que vem sendo construídos no entorno da maior favela do município, fato que tem gerado conflitos e ameaçado a permanência da população mais pobre que, por meio de ações estatais, vem sendo paulatinamente removida para bairros afastados e precários, configurando um quadro de segregação socioespacial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Gabrielle Frade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.