A rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89437Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica, Estado do Rio de Janeiro, Desenvolvimento RegionalResumen
Faz-se fundamental que as instituições formadoras, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), busquem continuamente responder as transformações e particularidades que dinamizam cada território, no campo das tecnologias, dos setores produtivos, de serviços e socioculturais. A proposta desse artigo é destacar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o Desenvolvimento Regional (DR), com o objetivo de analisar a interação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e o Colégio Pedro II (CPII) — instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) — e o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se examinar a relação estabelecida, entre essas instituições e propor alternativas que possam ampliar ou potencializar a contribuição destas para o desenvolvimento socioeconômico do estado. O estudo está baseado em pesquisa exploratória-descritiva com estudo de caso e estratégias bibliométricas, para levantamento de referenciais bibliográficos. Um dos principais achados é que a Rede Federal tem papel relevante e estruturante na qualificação da força de trabalho e no desenvolvimento do ERJ.
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