As capacidades estatais como caixa de ferramenta

uma abordagem distinta sobre a crise do transporte coletivo por ônibus da cidade do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Valmir de Oliveira Rodrigues Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89388

Palabras clave:

Mobilidade Urbana, Políticas Públicas, Serviço Público, Capacidade Estatal, Contratos de Concessão

Resumen

A política pública de mobilidade urbana representa a consagração do direito à cidade, sendo compreendida atualmente como uma questão social. Em um cenário de crise acentuada na prestação dos serviços públicos de transporte urbano pelo setor privado, a efetivação deste direito vem sendo fortemente afetada, demandando a busca por diagnósticos e soluções, que passam pela retomada do protagonismo estatal através do florescimento e da recuperação de habilidades e capacidades próprias dentro de sua estrutura interna. Tomando por base a análise da revisão tarifária do Sistema de Transporte Público por Ônibus (SPPO) do Município do Rio de Janeiro, busca-se compreender a relação entre o grau de maturidade da capacidade estatal técnico-administrativa desenvolvida pelo ente público, a proteção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão e seus impactos na propagação da política pública de mobilidade urbana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAGÃO, Alexandre Santos de. Direito dos serviços públicos. 4. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2017.

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TA 705: Modificações na opinião do auditor independente. Brasília, 2016. Acesso em 03 de janeiro de 2025.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Fundamentos para uma teoria jurídica das políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2013.

BUCCI, Maria Paula Dallari; COUTINHO, Diogo. Arranjos jurídico-institucionais da política de inovação tecnológica. In COUTINHO, Diogo; FOSS, Maria Carolina; MOUALLEM, Pedro Salomon. Inovação no Brasil: avanços e desafios jurídicos e institucionais. São Paulo: Blucher, 2017.

CINGOLANI, Lucian.a The state of state capacity: a review of concepts, evidence and measures. MERIT Working Papers, 2013-053. United Nations University - Maastricht Economic and Social Research Institute on Innovation and Technology (MERIT), 2013.

CNT. Pesquisa CNT de mobilidade da população urbana. Brasília: CNT, 2024. Disponível em: https://cnt.org.br/pesquisas. Acesso em 08 de janeiro de 2025.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.

EVANS. Peter. O Estado como problema e solução. In: Lua Nova, Revista de Cultura e Política, 28-29, 1993, pp. 107-156.

GARCIA, Flávio Amaral. Licitações e contratos administrativos: casos e polêmicas. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2016.

GOMIDE, Alexandre de Ávila. Mobilidade urbana, iniquidade e políticas sociais. Boletim de políticas sociais: acompanhamento e análise. Fevereiro de 2006 – IPEA. Brasília, 2006.

GOMIDE, Alexandre de Ávila; PIRES, Roberto Rocha C. Capacidades estatais e democracia: a abordagem dos arranjos institucionais para análise de políticas públicas. In: GOMIDE, Alexandre de Ávila; PIRES, Roberto Rocha C. (org.). Capacidades estatais e democracia: arranjos institucionais de políticas públicas. Brasília: Ipea, 2014.

GOMIDE, Alexandre de Ávila; PEREIRA, Ana Karine; MACHADO, Raphael. Burocracia e capacidade estatal na pesquisa brasileira. PIRES, Roberto Rocha C; LOTTA, Gabriela; OLIVEIRA, Vanessa Elias de. (org.). Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: IPEA, p. 85-104, 2018.

GUIMARÃES, Fernando Vernalha. O equilíbrio econômico-financeiro nas concessões e PPPs: formação e metodologias para recomposição. In: MOREIRA, Egon Bockmann (coord.). Contratos administrativos, equilíbrio econômico-financeiro e a taxa interna de retorno: a lógica das concessões e parcerias público-privadas. Belo Horizonte: Fórum, 2016. p. 89-108.

KLEIMAN, Mauro. O colapso dos ônibus no Rio de Janeiro durante a Covid-19 e seus impactos na mobilidade. In: Maria José das Neves Silva. (Org.). Mosaico da humanidade: conexões nas Ciências Humanas e Sociais. 1ed.Campina Grande: Licuri, 2023, v. 1, p. 20-26.

LAZZARINI, Sérgio G. A privatização certa: Por que as empresas privadas em iniciativas públicas precisam de governos capazes. São Paulo: Portfolio-Penguim, 2023.

LAZZARINI, Sergio G.; PONGELUPPE, Leandro S.; ITO, Nobuiuki C.; OLIVEIRA, Felippe de Medeiros; OVANESSOFF, Armen. Public capacity, plural forms of collaboration, and the performance of public initiatives: a configurational approach. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 30, n. 4, p. 579-595, out. 2020.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. A bipolaridade do direito administrativo e sua superação. In: SUNDFELD, Carlos Ari; JURKSAITIS, Guilherme Jardim (coord.). Contratos Públicos e Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2015.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Concessões. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

MOREIRA, Egon Bockmann. Direito das concessões de serviço público: (concessões, parcerias, permissões e autorizações). 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2022.

NÓBREGA, Marcos. Direito da infraestrutura. São Paulo: Quartier Latin, 2011.

PEANO, Claudia de Rosa. Regulação tarifária do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil: uma análise da metodologia de revisão tarifária adotada pela ANEEL. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

PEREIRA, Rafael H. M.; WARMAR, Lucas; PARGA, João; BRAGA, Carlos Kauê; HERSZENHUT, Daniel; SARAIVA, Marcus. Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil I: O uso do transporte coletivo e individual, Texto para Discussão, No. 2673, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2021 https://doi.org/10.38116/td2673

PERO, Valéria; MIHESSEN, Vitor. Mobilidade urbana e pobreza no Rio de Janeiro. Revista Econômica, 15(2), 23-50. 2013.

PIRES, Roberto Rocha C.; GOMIDE, Alexandre de Ávila. Governança e capacidades estatais: uma análise comparativa de programas federais. Revista de Sociologia e Política, v. 24, n. 58, p. 121-143, 2016.

RODRIGUES, Juciano Martins. Mobilidade urbana no Brasil: crises e desafios para as políticas públicas. Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, v. 34, p. 80-93, 2016.

ROLNIK, Raquel; KLINTOWITZ, Danielle. Mobilidade na cidade de São Paulo. Estudos Avançados. São Paulo, v 25 n 71. 2001.

SCHIRATO, Vitor Rhein. O reajuste tarifário nas concessões de serviços públicos. A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, ano 13, n. 54, p. 149-168, out./dez., 2013.

SKOCPOL, Theda. Bringing the state back in: strategies of analysis in current research. In: EVANS, Peter; RUESCHEMEYER, Dietrich; SKOCPOL, Theda. Bringing the state back in. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.

Publicado

2025-04-16

Cómo citar

DE OLIVEIRA RODRIGUES JUNIOR, Valmir. As capacidades estatais como caixa de ferramenta: uma abordagem distinta sobre a crise do transporte coletivo por ônibus da cidade do Rio de Janeiro. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 28 especial, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2025.89388. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/89388. Acesso em: 13 jul. 2025.