As capacidades estatais como caixa de ferramenta

uma abordagem distinta sobre a crise do transporte coletivo por ônibus da cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Valmir de Oliveira Rodrigues Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89388

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana, Políticas Públicas, Serviço Público, Capacidade Estatal, Contratos de Concessão

Resumo

A política pública de mobilidade urbana representa a consagração do direito à cidade, sendo compreendida atualmente como uma questão social. Em um cenário de crise acentuada na prestação dos serviços públicos de transporte urbano pelo setor privado, a efetivação deste direito vem sendo fortemente afetada, demandando a busca por diagnósticos e soluções, que passam pela retomada do protagonismo estatal através do florescimento e da recuperação de habilidades e capacidades próprias dentro de sua estrutura interna. Tomando por base a análise da revisão tarifária do Sistema de Transporte Público por Ônibus (SPPO) do Município do Rio de Janeiro, busca-se compreender a relação entre o grau de maturidade da capacidade estatal técnico-administrativa desenvolvida pelo ente público, a proteção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão e seus impactos na propagação da política pública de mobilidade urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÃO, Alexandre Santos de. Direito dos serviços públicos. 4. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2017.

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TA 705: Modificações na opinião do auditor independente. Brasília, 2016. Acesso em 03 de janeiro de 2025.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Fundamentos para uma teoria jurídica das políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2013.

BUCCI, Maria Paula Dallari; COUTINHO, Diogo. Arranjos jurídico-institucionais da política de inovação tecnológica. In COUTINHO, Diogo; FOSS, Maria Carolina; MOUALLEM, Pedro Salomon. Inovação no Brasil: avanços e desafios jurídicos e institucionais. São Paulo: Blucher, 2017.

CINGOLANI, Lucian.a The state of state capacity: a review of concepts, evidence and measures. MERIT Working Papers, 2013-053. United Nations University - Maastricht Economic and Social Research Institute on Innovation and Technology (MERIT), 2013.

CNT. Pesquisa CNT de mobilidade da população urbana. Brasília: CNT, 2024. Disponível em: https://cnt.org.br/pesquisas. Acesso em 08 de janeiro de 2025.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.

EVANS. Peter. O Estado como problema e solução. In: Lua Nova, Revista de Cultura e Política, 28-29, 1993, pp. 107-156.

GARCIA, Flávio Amaral. Licitações e contratos administrativos: casos e polêmicas. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2016.

GOMIDE, Alexandre de Ávila. Mobilidade urbana, iniquidade e políticas sociais. Boletim de políticas sociais: acompanhamento e análise. Fevereiro de 2006 – IPEA. Brasília, 2006.

GOMIDE, Alexandre de Ávila; PIRES, Roberto Rocha C. Capacidades estatais e democracia: a abordagem dos arranjos institucionais para análise de políticas públicas. In: GOMIDE, Alexandre de Ávila; PIRES, Roberto Rocha C. (org.). Capacidades estatais e democracia: arranjos institucionais de políticas públicas. Brasília: Ipea, 2014.

GOMIDE, Alexandre de Ávila; PEREIRA, Ana Karine; MACHADO, Raphael. Burocracia e capacidade estatal na pesquisa brasileira. PIRES, Roberto Rocha C; LOTTA, Gabriela; OLIVEIRA, Vanessa Elias de. (org.). Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: IPEA, p. 85-104, 2018.

GUIMARÃES, Fernando Vernalha. O equilíbrio econômico-financeiro nas concessões e PPPs: formação e metodologias para recomposição. In: MOREIRA, Egon Bockmann (coord.). Contratos administrativos, equilíbrio econômico-financeiro e a taxa interna de retorno: a lógica das concessões e parcerias público-privadas. Belo Horizonte: Fórum, 2016. p. 89-108.

KLEIMAN, Mauro. O colapso dos ônibus no Rio de Janeiro durante a Covid-19 e seus impactos na mobilidade. In: Maria José das Neves Silva. (Org.). Mosaico da humanidade: conexões nas Ciências Humanas e Sociais. 1ed.Campina Grande: Licuri, 2023, v. 1, p. 20-26.

LAZZARINI, Sérgio G. A privatização certa: Por que as empresas privadas em iniciativas públicas precisam de governos capazes. São Paulo: Portfolio-Penguim, 2023.

LAZZARINI, Sergio G.; PONGELUPPE, Leandro S.; ITO, Nobuiuki C.; OLIVEIRA, Felippe de Medeiros; OVANESSOFF, Armen. Public capacity, plural forms of collaboration, and the performance of public initiatives: a configurational approach. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 30, n. 4, p. 579-595, out. 2020.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. A bipolaridade do direito administrativo e sua superação. In: SUNDFELD, Carlos Ari; JURKSAITIS, Guilherme Jardim (coord.). Contratos Públicos e Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2015.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Concessões. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

MOREIRA, Egon Bockmann. Direito das concessões de serviço público: (concessões, parcerias, permissões e autorizações). 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2022.

NÓBREGA, Marcos. Direito da infraestrutura. São Paulo: Quartier Latin, 2011.

PEANO, Claudia de Rosa. Regulação tarifária do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil: uma análise da metodologia de revisão tarifária adotada pela ANEEL. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

PEREIRA, Rafael H. M.; WARMAR, Lucas; PARGA, João; BRAGA, Carlos Kauê; HERSZENHUT, Daniel; SARAIVA, Marcus. Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil I: O uso do transporte coletivo e individual, Texto para Discussão, No. 2673, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2021 https://doi.org/10.38116/td2673

PERO, Valéria; MIHESSEN, Vitor. Mobilidade urbana e pobreza no Rio de Janeiro. Revista Econômica, 15(2), 23-50. 2013.

PIRES, Roberto Rocha C.; GOMIDE, Alexandre de Ávila. Governança e capacidades estatais: uma análise comparativa de programas federais. Revista de Sociologia e Política, v. 24, n. 58, p. 121-143, 2016.

RODRIGUES, Juciano Martins. Mobilidade urbana no Brasil: crises e desafios para as políticas públicas. Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, v. 34, p. 80-93, 2016.

ROLNIK, Raquel; KLINTOWITZ, Danielle. Mobilidade na cidade de São Paulo. Estudos Avançados. São Paulo, v 25 n 71. 2001.

SCHIRATO, Vitor Rhein. O reajuste tarifário nas concessões de serviços públicos. A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, ano 13, n. 54, p. 149-168, out./dez., 2013.

SKOCPOL, Theda. Bringing the state back in: strategies of analysis in current research. In: EVANS, Peter; RUESCHEMEYER, Dietrich; SKOCPOL, Theda. Bringing the state back in. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.

Downloads

Publicado

2025-04-16

Como Citar

DE OLIVEIRA RODRIGUES JUNIOR, Valmir. As capacidades estatais como caixa de ferramenta: uma abordagem distinta sobre a crise do transporte coletivo por ônibus da cidade do Rio de Janeiro. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 28 especial, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2025.89388. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/89388. Acesso em: 1 maio. 2025.