Condicionantes da infraestrutura e logística para o desenvolvimento no território fluminense
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89298Keywords:
desenvolvimento local, desenvolvimento regional, economia fluminenseAbstract
O presente trabalho se propõe a analisar as principais oportunidades para a economia fluminense, tendo por base as condicionantes no setor de infraestrutura e logística, que sustentam - ou desfavorecem - as perspectivas de desenvolvimento.
A partir da conceituação referente aos impactos da infraestrutura e logística sobre o desenvolvimento regional fluminense, o trabalho aborda:
(1) Um panorama analítico sobre três áreas da economia fluminense com nítidas perspectivas de investimentos no setor, quais sejam: Energias Renováveis, Tecnologia da Informação e Comunicações e Logística de Cargas;
(2) a aplicação do Indicador de Relevância Territorial (IRT) como critério de mapeamento das concentrações produtivas no setor, analisadas regionalmente.
Assim, tendo a infraestrutura e logística como foco, busca-se aprimorar a análise desses importantes vetores do desenvolvimento no território, identificando as suas potencialidades e lacunas, ao longo dos anos recentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Eduardo Duprat, Desirée Rosalino Marques, Erick Buonocore Nunes Penedo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.