Sociabilidades reformuladas
o impacto do crescimento pentecostal nas comunidades e territórios
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89087Palavras-chave:
pentecostalismo; territórios, sociabilidade, organização, políticas públicas.Resumo
O presente trabalho buscar avaliar os impactos do crescimento de fiéis e templos pentecostais em territórios periféricos. Neste sentido, pretende investigar, com ênfase em territórios reconhecidos por suas escolas de samba, como é o caso do Morro da Mangueira, as novas formas de sociabilização e organização que surgem a partir da chegada dessas igrejas, que passam a ocupar um espaço importante na vida de parcela significativa de seus moradores. Os últimos Censos apontam que este crescimento se dá, principalmente, entre a parcela da população negra, pobre, majoritariamente feminina e jovem, moradora de regiões periféricas. Desta forma, apontam para uma possível reformulação organizacional nestes espaços, com estas igrejas e suas lideranças disputando espaços de representação e construindo novas formas de socialização. Analisa-se aqui a territorialidade (relação do sujeito com o espaço em que vive) experimentada por esses indivíduos e o que isso pode representar com relação às políticas públicas implementadas nestes espaços.
Downloads
Referências
BLUMER, Herbert. Simbolic Interacionism: Perspective and Method. Berkeley, University of California, 1982.
BRUM, Mario; Benmergui, Leandro; Gonçalves; Rafael. Favelas e Periferias urbanas: aspectos do cotidiano popular. Periferia, v.12, n.2, p 09-15. Maio/agost 2020.
DURKHEIM, Emily. As formas elementares da vida religiosa.São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FUINI, Lucas Labigalini. Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos. Terr@Plural, Ponta Grossa, v.8, n.1, p.225-249, jan/jun. 2014
VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 1995
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 2ª ed. rev. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
VITAL, Christina. Cultura pentecostal em periferias cariocas: grafites e agenciamentos políticos nacionais. PLURAL, Revista do Programa de Pós‑Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.28.1, jan./jun., 2021, p.80108
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Tavares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.