Sociabilidades reformuladas

o impacto do crescimento pentecostal nas comunidades e territórios

Autores

  • Bruna Tavares a:1:{s:5:"pt_BR";s:41:"Universidade Estadual do Norte Fluminense";}

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89087

Palavras-chave:

pentecostalismo; territórios, sociabilidade, organização, políticas públicas.

Resumo

O presente trabalho buscar avaliar os impactos do crescimento de fiéis e templos pentecostais em territórios periféricos. Neste sentido, pretende investigar, com ênfase em territórios reconhecidos por suas escolas de samba, como é o caso do Morro da Mangueira, as novas formas de sociabilização e organização que surgem a partir da chegada dessas igrejas, que passam a ocupar um espaço importante na vida de parcela significativa de seus moradores. Os últimos Censos apontam que este crescimento se dá, principalmente, entre a parcela da população negra, pobre, majoritariamente feminina e jovem, moradora de regiões periféricas. Desta forma, apontam para uma possível reformulação organizacional nestes espaços, com estas igrejas e suas lideranças disputando espaços de representação e construindo novas formas de socialização. Analisa-se aqui a territorialidade (relação do sujeito com o espaço em que vive) experimentada por esses indivíduos e o que isso pode representar com relação às políticas públicas implementadas nestes espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLUMER, Herbert. Simbolic Interacionism: Perspective and Method. Berkeley, University of California, 1982.

BRUM, Mario; Benmergui, Leandro; Gonçalves; Rafael. Favelas e Periferias urbanas: aspectos do cotidiano popular. Periferia, v.12, n.2, p 09-15. Maio/agost 2020.

DURKHEIM, Emily. As formas elementares da vida religiosa.São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FUINI, Lucas Labigalini. Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos. Terr@Plural, Ponta Grossa, v.8, n.1, p.225-249, jan/jun. 2014

VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 1995

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 2ª ed. rev. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

VITAL, Christina. Cultura pentecostal em periferias cariocas: grafites e agenciamentos políticos nacionais. PLURAL, Revista do Programa de Pós‑Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.28.1, jan./jun., 2021, p.80108

Downloads

Publicado

2025-04-16

Como Citar

TAVARES, Bruna. Sociabilidades reformuladas: o impacto do crescimento pentecostal nas comunidades e territórios. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 28 especial, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2025.89087. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/89087. Acesso em: 1 maio. 2025.