Educação ou sobrevivência? O dilema do trabalho infantil no Estado do Rio de Janeiro (2019-2022)

Autores/as

  • Letícia Tostes Vieira Bolckau Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro(UENF)
  • Letícia Gonçalves De Mattos

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2025.88806

Palabras clave:

trabalho infantil, evasão escolar, Rio de Janeiro, indignidade, desigualdade social

Resumen

Esta pesquisa aborda a relação entre trabalho infantil e evasão escolar no estado do Rio de Janeiro, com ênfase em uma possível situação de indignidade velada. O problema de pesquisa se centraliza no dilema enfrentado por muitos jovens entre a continuidade nos estudos e a necessidade de contribuir para a sobrevivência de suas famílias, levando ao abandono escolar. O objetivo geral é analisar essa problemática no contexto do estado do Rio de Janeiro entre 2019 e 2022. Para tanto, utilizou-se de abordagem qualitativa com foco em pesquisa bibliográfica e documental a partir de livros, periódicos, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e legislações pertinentes. Os principais resultados indicam que, apesar dos esforços legislativos, o trabalho infantil permanece fortemente entrelaçado à evasão escolar, especialmente no que diz respeito às camadas mais marginalizadas da sociedade. Os dados mostram um aumento do número de jovens em situação de trabalho infantil no estado entre 2019 e 2022, o que evidencia a inefetividade de políticas públicas e leis que visam à proteção integral de crianças e adolescentes. O trabalho infantil, portanto, é frequentemente tratado como uma alternativa digna. Concluiu-se, no entanto, que essa situação mascara uma realidade de indignidade e de perpetuação da pobreza.

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Publicado

2025-04-16

Cómo citar

TOSTES VIEIRA BOLCKAU, Letícia; GONÇALVES DE MATTOS, Letícia. Educação ou sobrevivência? O dilema do trabalho infantil no Estado do Rio de Janeiro (2019-2022). Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 28 especial, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2025.88806. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/88806. Acesso em: 21 may. 2025.