Sistemas de informação na gestão de recursos humanos em saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.88678Palavras-chave:
Força de trabalho em saúde, Gestão de recursos humanos, Sistemas de informação, Interoperabilidade de registro eletrônico de saúde, Integração de sistemas de recursos humanosResumo
Este estudo aborda o tema de sistemas de informação utilizados na gestão de recursos humanos em saúde na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), órgão da Administração Direta do Poder Executivo do Estado. A SES/RJ é responsável por definir políticas de saúde no Estado, a qual utiliza vários sistemas de informação para gestão de sua força de trabalho, com evidências de fragmentação dos dados, dificuldade na gestão das informações e prejuízo na definição de estratégias. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever os sistemas de informação de recursos humanos em uso na SES/RJ, no contexto dos modelos de gestão adotados em suas unidades de saúde, assim como contribuir para melhorar a gestão de recursos humanos e as informações geradas no âmbito da instituição, fornecendo subsídios para o processo de tomada de decisão. Para tanto, fez-se uma pesquisa documental em portais e legislações, tanto da SES/RJ como de outros órgãos estaduais. Em seguida, o trabalho discute as possibilidades e os subsídios que possam favorecer a interoperabilidade desses sistemas e, assim, facilitar a gestão da força de trabalho na instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marilene Ribeiro da Silva, Mario Roberto Dal Poz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.